Por meio dos movimentos
corporais a criança interage e atua de forma dinâmica no ambiente físico e
social.
Entretanto, para que a
criança possa agir, é necessário ter como suporte básico o equilíbrio corporal.
O equilíbrio ou manutenção da estabilidade
está relacionado ao balanceamento entre forças internas e externas, que agem no
corpo durante a realização de ações motoras.
COORDENAÇÃO DINÂMICA GLOBAL
Possibilidade do controle e
da organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos.
Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar, andar com uma bola entre as pernas,
saltar de diferentes formas: com um pé só, com os dois pés, por cima de
objetos.
EQUILÍBRIO
É a
base de toda a coordenação dinâmica global.
É a noção de distribuição
do peso em relação a um espaço e a um tempo e em relação ao eixo de gravidade.
Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar. Pode ser
estático ou dinâmico.
Equilíbrio estático é a
capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da
gravidade. É uma das qualidades psicomotoras mais importantes para o
desenvolvimento humano já que é ele que proporciona oportunidade de se estar
parado, ainda tendo condições de usar as outras qualidades psicomotoras.
Equilíbrio estático: equilibra-se sobre um pé
só, inclina-se verticalmente para frente e para trás.
Equilíbrio
dinâmico: quando um corpo está em movimento, andar na ponta dos pés, andar com um copo cheio de água na mão.
JOHANNA CORDEIRO
TERAPEUTA OCUPACIONAL INFANTIL
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