Estimulação Sensorial
Oficina 1 -
Tema: Estimulação sensorial (Berçário e maternal I)
Assunto: como realizar a estimulação sensorial
Teoria X prática
- O QUE É ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL?
- Quando falamos em estimulação não estamos falando especialmente de uma área, mas sim do desenvolvimento global da criança;
- Estimular é a palavra chave para o desenvolvimento da criança rumo à aprendizagem; proporcionando e oferecendo condições e meios para a criança se tornar pensante e capaz de adquirir sua identidade.
- Essa estimulação deve ser desenvolvida no tempo certo e correspondente a idade da criança;
2. A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO DE ZERO A DOIS ANOS
- Nos dois primeiros anos de vida é que ocorre o maior desenvolvimento do cérebro, sendo fundamentais as experiências pelas quais a criança passa nesse período.
- A ausência de estímulos acarreta a perda definitiva de funções inatas, portanto é necessário proporcionar o mais cedo possível a estimulação.
3. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA.
- Conquistar os pais nas reuniões, divulgando e valorizando o seu trabalho; Acredite em você!
- Falar sobre o desenvolvimento das atividades com a criança e os objetivos superados e a serem alcançados;
- Expor um mural com as atividades das crianças, para os bebês fazer o mural com fotos de algumas atividades realizadas ou se tiver TV disponível pode passar em CD as fotos;
- Orientar o responsável pela criança, para realizar atividades em casa que estimulem o seu desenvolvimento, exemplificando e dizendo o objetivo; (relação família X escola)
- Realizar dinâmicas nas reuniões que demonstre a importância desta parceria família e professora para o desenvolvimento da criança;
- Uma sugestão de dinâmica para reunião de pais é a “dinâmica da bala”, pois mostra a importância desta parceria;
4. DINÂMICA DA BALA
Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue
uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com
uma mão. Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho toda sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
Se você não puder dar balas, substitua por um pedaço de barbante e peça para que os pais dêem um nó apenas com uma mão e faça a reflexão que a da bala
5. MOMENTOS UTILIZADOS PARA A ESTIMULAÇÃO (pode utilizar como orientação para a família)
Valorizar a rotina, aproveitando os momentos de troca de fraldas, banho e alimentação;
Veja o exemplo para o 7º mês:
Enquanto troca a fralda ou dá banho no bebê:
Aproveite estes momentos para tocar e falar o nome das partes do corpo do bebê, por exemplo:
Agora nós vamos lavar s mãos do bebê.
Vamos lavar os pés?, e assim por diante.
Quando alimenta o bebê:
Diga
ao bebê o nome das coisas que o cercam, mostrando-as: maçã, pão, ovo,
copo, prato, etc. Procure estabelecer um diálogo com a criança:
Olhe o que o bebê vai comer agora, uma maçã.
Vamos pegar o copo?
Tome aqui a sua colher.
A criança não irá responder, isso não importa no momento
Entre as horas da alimentação:
Leve a criança para passear do lado de fora da sala, etc.
Ajude-a ficar de pé, apoiando-se em cadeiras, cama ou outro móvel;
Tire dela um objeto com o qual esteja brincando e coloque-o mais adiante para que vá buscá-lo;
Dê
à criança um objeto para segurar em uma das mãos; dê outra coisa para
ocupar a outra mão. Quando ela estiver com as duas mãos ocupadas, dê-lhe
outro objeto que goste muito. Deixe que ela mesma “solucione” o
problema. Terá que segurar dois objetos com uma mesma mão ou soltar um
objeto para pegar o outro;
A criança nesta idade gosta de imitar gestos. Brinque com ela de franzir o nariz, bater palmas, levantar os braços, etc.
Fonte pesquisada: Programa Simplificado de Estimulação Precoce (0 a12 meses) agosto 2007
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
desafio do educador da Educação Infantil neste contexto é o de
priorizar os objetivos em sua prática, respeitando as fases do
desenvolvimento infantil, para que ocorra o desenvolvimento físico,
afetivo e intelectual da criança;
Sugestão:
realizar sondagem (avaliação diagnóstica) através de ficha de
observação, dividindo-se por faixa etária para que possa respeitar as
fases do desenvolvimento da criança e não pular etapas.
De 0 a 1 ano - Observar : Aquisições/ Tempo Desejável
Exemplos: Sustenta
a cabeça (4/5 meses); Senta-se com apoio; (6/7 meses; Arrasta-se ou
engatinha. (8/9 meses); Fica em pé com apoio. (10/11 meses); Fica de pé,
às vezes sem apoio. (12 meses)
De 1 a 2 ano - Aspectos Observados: Desenvolvimento físico /Aspectos sociais/ Habilidades linguísticas /Aspectos cognitivos;
Exemplos:
Desenvolvimento físico: Vira as páginas de livros e revistas.Aspectos sociais: Reproduz gestos de adultos e expressa o que quer com gestos.
Habilidades linguísticas: Pronuncia algumas palavras (papai e mamãe).
Aspectos cognitivos: Realiza atitudes planejadas (Exemplo: pegar um objeto que faz barulho e balançar).
Oficina1: Estimulação Sensorial
Objetivos:
· Estimular os diversos canais sensoriais de forma integrada; (visão, audição, tato, olfato, paladar)
· Favorecer a criança reconhecer seu próprio corpo suas funções e as sensações, desenvolvendo a percepção sensorial;
Como realizar a Estimulação Sensorial:
· Utilizar estímulos que estejam presentes no cotidiano da criança, explorando através de brincadeiras;
Visão – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores e contrastantes;
Audição – Experiências com diversos sons e efeitos sonoros;
Tato – Experiências com diferentes texturas, consistências e contato;
Olfato – Experiências com diferentes odores e aromas:
Paladar – experiências orais e com sabores.
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