![[35.bmp]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWiePHLpV2VbopMojgDH9QY6nfYKyKwryzqVaC57P8HnsiRtv2Kq_x9V7j1R5844-7KnRRtXsvwPr_siXrt1Nt6NklCK-LkY_-SkAI5L-tI0gxTZ0DyqkpSdupD5JhYvYWfqYADVOECBE/s320/35.bmp)
Entretanto, para que a
criança possa agir, é necessário ter como suporte básico o equilíbrio corporal.
O equilíbrio ou manutenção da estabilidade
está relacionado ao balanceamento entre forças internas e externas, que agem no
corpo durante a realização de ações motoras.
COORDENAÇÃO DINÂMICA GLOBAL
Possibilidade do controle e
da organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos.
Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar, andar com uma bola entre as pernas,
saltar de diferentes formas: com um pé só, com os dois pés, por cima de
objetos.
EQUILÍBRIO
É a
base de toda a coordenação dinâmica global.
![[65.bmp]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9BWlHKBzPNIKsSPG0e_9aiN5HfZhvCyVu3oonXirxkIJKJrWD6aZdVXk8h6w02AvvFLaEDZ2ltXVJLYb4cm14_z6_DnSoNlzyTmaK3BDjItgl1xccePh-05YQlImaIUPc2mN-CdBMKa0/s320/65.bmp)
![[tn_620_600_Gabriel_exercicios.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZaoLf2j7esTNowe5XfEFe6smS58a0WYlOA8bGJP-twaPJfWKRS8GaOH6IF19M_Tj99cnFqJQd_to_nvXMHt3BY6UW-MJVlR4zFDBjDUmj4A7PG6PO2yrcA0l5fnliEPjbjbNSyPYrL6c/s320/tn_620_600_Gabriel_exercicios.jpg)
Equilíbrio estático: equilibra-se sobre um pé
só, inclina-se verticalmente para frente e para trás.
Equilíbrio
dinâmico: quando um corpo está em movimento, andar na ponta dos pés, andar com um copo cheio de água na mão.
JOHANNA CORDEIRO
TERAPEUTA OCUPACIONAL INFANTIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário